Buraco grande e profundo em Marte intriga cientistas da NASA

Por Jéssica Maes, em 26.03.2018

O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) está na órbita de Marte desde 2006. A sonda já nos ajudou a descobrir muita coisa sobre o planeta vermelho, enviando imagens detalhadas da superfície de Marte para a Terra. Mas uma foto tirada do polo sul do planeta no ano passado está intrigando os cientistas. Nela, um buraco diferente dos outros deixou os astrônomos tentando descobrir o que o causou, e ainda não há nenhuma resposta conclusiva.

Descoberto o possível “berço da vida” de Marte: estudo

Toda a superfície do planeta está cheia de depressões e crateras, causadas pelos mais variados motivos, como meteoritos, lava, atividade vulcânica, etc. Mas o vasto buraco, que se localiza no “terreno de queijo suíço”, um local marcado pelo derretimento de dióxido de carbono congelado, parece ser um pouco mais profundo do que um buraco marciano médio, por isso chamou a atenção dos cientistas.

Como era verão no polo sul de Marte, o Sol estava baixo o suficiente no céu para acentuar as sombras sobre a paisagem, fazendo com que características sutis aparecessem, como gelo no fundo do buraco. Ao redor dos poços, o dióxido de carbono congelado pode ser visto. Os cientistas acreditam que os círculos no gelo são os locais onde o gelo seco sublimou em gás no sol do verão, formando o que os astrônomos denominaram “terreno de queijo suíço”.

A imagem foi tirada usando um sistema de imagens de alta resolução da MRO, que permite aos pesquisadores ver objetos em Marte com mais de um metro estando cerca de 200 a 400 quilômetros acima.

Enormes reservas de água são encontradas por todo o planeta Marte

Isso significa que o buraco é bastante grande. Cada pixel da imagem representa 50 centímetros, portanto estamos olhando para um fosso de centenas de metros de diâmetro.
A questão é se algo fez isso ou se ele é resultado de algum tipo de desabamento ou colapso do solo. A NASA ainda está diminuindo as possibilidades para chegar a um denominador comum para uma resposta. Por enquanto, é difícil até mesmo especular.

O MRO está na órbita marciana desde março de 2006, enviando de volta imagens detalhadas da superfície do planeta vermelho que revelam um ambiente dinâmico com ventos, dunas de areia e pedaços ocasionais de tecnologia terrestre abandonados.

Veja panoramas de todo o terreno já conquistado pela sonda Curiosity em Marte

Depois de completar todos os seus objetivos primários nos dois primeiros anos e ter duas extensões de missão, ele ainda está enviando imagens incríveis para nós.

[Science Alert]

Via: https://hypescience.com/estranho-buraco-marte/

Anúncios

Obrigado por participar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s