Encontrados novos arquivos do Projeto Blue Book

Parte do complexo da Base Wright Patterson, que abrigou o Projeto Blue Book

Documentos, todos sem classificação, foram encontrados por acaso por pesquisador

Rob Mercer tem investigado o Fenômeno UFO em Dayton, Ohio, há muitos anos, sendo um colaborador de longa data do conhecido site The Black Vault. Ele reside em Springfield, cidade a 20 minutos da conhecida Base da Força Aérea Wright Patterson, uma das mais importantes no que concerne a história da Ufologia Mundial. A literatura ufológica registra que essa foi a base escolhida para receber os destroços do UFO que caiu em Roswell em 1947, sendo esta também a base onde se localizaria o famoso Hangar 18. Finalmente, Wright Patterson foi a base do Projeto Blue Book da Força Aérea norte-americana (USAF), de 1952 a 1969.

O pesquisador Rob Mercer realizou ao longo de muitos anos vários trabalhos nas casas da área de Dayton, e teve contato com muitas pessoas que trabalhavam na base, e que também tinham interesse na questão ufológica. Dessa maneira pôde obter, ao longo do tempo, vários itens, documentação e livros relacionados ao tema, que descendentes desses militares já não tinham interesse em manter. Nos últimos anos Mercer tem buscado itens relacionados à Ufologia no site de anúncios gratuitos Craiglist, e descobriu um anúncio de vários materiais que foram de propriedade de um capitão da USAF que trabalhou no Blue Book. Os itens estavam à disposição em Fairborn, Ohio, que abriga uma porção da base de Wright Patterson. Mercer se deslocou até lá e analisou o material, terminando por adquiri-lo após se convencer de sua autenticidade.

Analisando a documentação um nome foi encontrado, aparecendo em muitos dos arquivos. Rob Mercer descobriu que o militar era residente em Dayton, localizou uma antiga casa que fora vendida poucos meses antes, e depois de mais consultas o pesquisador conseguiu entrar em contato com o militar, agora reformado. Terminaram por ter uma longa conversa, na qual o oficial comentou como era fã de ficção científica na juventude, sua entrada na Força Aérea e designação para o Blue Book. Ele afirmou ter o desejo de provar que a Terra estava sendo visitada por civilizações extraterrestres, mas terminou por se convencer que quase tudo que o projeto investigava se resumia a enganos e fraudes. O militar comentou que era o caso de muitas farsas evidentes e fotos forjadas que o projeto recebia, mais o volume de papéis que deveria ser analisado para casa caso. Além disso comentou que, por volta do final dos anos 60, o Projeto Blue Book tinha uma grande carência de pessoal e recursos.

ARQUIVOS INÉDITOS FINALMENTE DISPONÍVEIS

O militar contou que entre suas obrigações havia apresentações para pessoal da Força Aérea e investigar avistamentos, além de organizar os arquivos. O projeto nunca teve um bom relacionamento com a imprensa, e frequentemente seus oficiais recebiam requerimentos de casos específicos. O militar buscou tornar o processo mais simples, copiando arquivos e os organizando em livros. Quando o Blue Book foi encerrado no início de 1970 ele desclassificou todos os arquivos, menos aqueles envolvendo a Marinha já que havia informações estratégicas neste. O oficial enviou os arquivos para a Base Maxwell da Força Aérea. Após se convencer do interesse de Mercer o militar lhe entregou mais quatro caixas contendo livros, fotos, arquivos, memorandos, regras e regulamentos além de outros itens, tudo desclassificado. Alguns dos arquivos eram originais, outros cópias produzidas para a imprensa, e a maioria deveria ter sido jogada no lixo ao final do projeto, mas o oficial os manteve como recordação.

Confira os documentos do Projeto Blue Book no site The Black Vault

Confirmados mais dois nomes na série Blue Book do The History Channel

Projeto Blue Book tem seus arquivos liberados

CIA manipulou estudos para obter controle sobre a questão ufológica

O cético que se tornou um ufólogo: a história de J. Allen Hynek

Ex-diretor do programa de investigação ufológica do Pentágono concede entrevista

Fonte: https://www.ufo.com.br/noticias/encontrados-novos-arquivos-do-projeto-blue-book

Anúncios

Obrigado por participar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s