Telescópio Kepler descobre mais 95 mundos alienígenas

O telescópio Kepler descobriu mais exoplanetas do que qualquer outro instrumento

Nova missão do instrumento, iniciada em 2014, já tem 292 exoplanetas confirmados

A NASA anunciou mais descobertas do telescópio espacial Kepler. O instrumento busca exoplanetas por meio do método do trânsito, captando a minúscula diminuição do brilho de estrelas distantes quando um planeta passa diante do astro, do ponto de vista do telescópio. A descoberta de 95 novos mundos alienígenas eleva o total de exoplanetas encontrados pelo Kepler a um total que se aproxima de 2.440, cerca de dois terços do total de mundos alienígenas já descobertos. Ainda restam mais de 2.000 mundos candidatos nos dados do Kepler para serem validados por observações de outros telescópios.

Lançado em 2009, o Kepler revolucionou a astronomia exoplanetária, descobrindo mais mundos alienígenas que qualquer outro instrumento até hoje. Contudo, dois de seus quatro giroscópios, que o estabilizavam com precisão para suas observações, tiveram problemas e a missão original foi encerrada em 2013. Contudo os cientistas descobriram que conseguiriam estabilizar o telescópio graças à pressão da radiação solar, e em 2014 a missão K2 foi aprovada pela NASA. Nessa nova fase o Kepler busca exoplanetas, estuda cometas e asteroides em nosso Sistema Solar, analisa supernovas e outros fenômenos cósmicos.

No novo estudo, publicado no Astrophysical Journal, os pesquisadores estudaram dados da missão K2 desde seu início, concentrando-se em 275 sinais candidatos. Muitos dos dados eram enganos, causados por sistemas estelares múltiplos ou ruído do próprio telescópio. Porém também foram confirmados mundos alienígenas, cujos tamanhos vão desde planetas menores que a Terra até outros do tamanho de Júpiter ou maiores. O estudo determinou que 149 dos sinais eram de fato exoplanetas, e 95 entre eles novas descobertas. Um destes se destaca, um planeta com uma órbita de dez dias ao redor da estrela HD 212657, que é o sol mais brilhante a ter planetas. Mundos ao redor de estrelas brilhantes são importantes, pois os astrônomos podem aprender muito sobre eles com telescópios baseados em terra.

Site oficial do telescópio Kepler

Enciclopédia dos Planetas Extrassolares

Leia o artigo descrevendo a descoberta

Descoberto outro sistema solar com oito planetas

Telescópio Kepler encontra mais 1.284 planetas alienígenas

Achado do telescópio Kepler aumenta prognósticos de inteligência extraterrestre

Exoplaneta mais próximo da Terra pode ter vizinhos

Quatro exoplanetas foram encontrados orbitando estrela similar ao Sol

Fonte: https://www.ufo.com.br/noticias/telescopio-kepler-descobre-mais-95-mundos-alienigenas

Anúncios

Obrigado por participar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s