Mensagens para o espaço podem causar invasão alienígena? Cientistas estão com medo

por B.C.

Mensagens para o espaço podem causar invasão alienígena? Cientistas estão com medo
Fotografia © D.R.

Comunidade científica está dividida: há quem defenda o envio de mensagens para o espaço, anunciando a presença humana. Outros recusam a ideia, por receio de invasão alienígena.

A possibilidade de vida extraterrestre é um tema avesso a consensos, mesmo dentro da comunidade científica. Mas, desta vez, a discussão estalou não porque esteja em debate a existência ou não de outras formas de vida para além da humana. O problema, de momento, é a maneira como os humanos devem anunciar-se a eventuais habitantes do universo que os rodeia.

Há cerca de 50 anos que está em funcionamento o programa de Procura por Inteligência Extraterrestre – SETI, na sigla inglesa para Search for Extraterrestrial Intelligence – que analisa os sinais de rádio de baixa frequência vindos do espaço através de radiotelescópios, pesquisando indícios voluntários ou involuntários de existência alienígena. Mas agora, os cientistas que lideram o projeto propõem que a procura de vida extraterrestre deixe de ser passiva, ou seja, que o Homem deixe de ouvir os sinais do universo e passe também a emitir mensagens para o espaço, mensagens estas que seriam enviadas para as partes da galáxia onde já foram localizados planetas semelhantes à Terra.

Esta procura ativa de vida extraterrestre, no entanto, é encarada com preocupação por astrónomos e cosmólogos: os críticos dizem que a emissão de mensagens para o espaço é contrária aos princípios fundadores do SETI, que limitavam a sua ação à análise de eventuais sinais captados. E referem mesmo que enviar sinais da existência humana pode ser perigoso: num cenário hipotético de resposta não pacífica, os extraterrestres seriam visitas indesejadas na posse de informações sobre a Terra que, certamente, usariam em seu proveito.

Os cientistas questionam ainda a autoridade do grupo de especialistas do SETI que, sem qualquer consulta pública, se propõem a anunciar ao universo a presença humana, em resultado da sua própria frustração: ao longo dos últimos 50 anos, nenhum sinal que indicasse vida extraterrestre terá sido detetado pelos radiotelescópios a trabalhar para o programa. O astrónomo David Brin acusa os cientistas do SETI de terem perdido a noção e de quererem dar o passo irreversível de colocar a homem a “gritar a sua presença para o cosmos”, colocando em risco a Humanidade. “Está tudo muito bem se a única pessoa que se coloca em risco é a própria. Mas quando os riscos são impostos às nossas crianças e a toda a Humanidade, será pedir demasiado que discutamos primeiro o assunto?”, pergunta.

Segundo o Independent, David Brin não é o único a colocar reservas à emissão de mensagens para o espaço. Em 2010, o físico Stephen Hawking avisava que o Homem deverá manter-se em silêncio tanto quanto possível, porque eventuais civilizações alienígenas poderão ter a tecnologia necessária para viajarem para a Terra e explorarem os seus recursos. “Se os extraterrestres nos visitassem, o resultado seria como quando Cristóvão Colombo chegou à América. Não correu muito bem para os nativos americanos”, explicou Hawking.

Via: http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=4399346

Anúncios

2 pensamentos sobre “Mensagens para o espaço podem causar invasão alienígena? Cientistas estão com medo

  1. Nada a ver! afinal são enviadas ao espaço diversas mensagens desde a criação do Rádio, da TV,; Que se propagam além da atmosfera e vão rumo ao espaço sem fim, podendo ser detectadas por outros seres assim que o sinal chegue a eles, Será que alguém sabe fazer o calculo: da primeira transmissão de Rádio (ano, mais velocidade das ondas, onde estaria passando o sinal nesta época?, vou tentar pesquisar!. rs será interessante!) rs

    Hum, eu sou péssimo em matemática e pior em física. kkk
    Alguem sabe dizer:
    Em 1893 – Padre Roberto Landell de Moura, faz a primeira transmissão de Rádio!
    Se no vacuo as ondas tem a velocidade da luz, onde (Distância) estão “aproximadamente” essas ondas Atualmente? Obrigado, Abraços

    Curtido por 1 pessoa

    • Já recebi a resposta!:
      RonyBar escreveu:
      Em 1893 – Padre Roberto Landell de Moura, faz a primeira transmissão de Rádio!
      Se no vacuo as ondas tem a velocidade da luz, onde (Distância) estão “aproximadamente” essas ondas Atualmente?

      Seja bem vindo RonyBar. Subtraindo 1893 de 2015 teremos 122 anos. Considerando a velocidade de uma onda de rádio no vácuo espacial ou 300.000 km em 1 segundo, se 1 ano tem 31.536.000 segundos e isso multiplicado por 300.000 km/s, teremos a distância que a luz percorrerá em um ano medido em quilômetros ou: 9.460.800.000.000 km. Essa cifra multiplicada por 122 anos vai dar aproximadamente 1.154.217.600.000.000 km de distância.

      Curtido por 1 pessoa

Obrigado por participar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s