WOW O Sinal

O SINAL

Wow !  Foi um forte sinal recebido pelo radiotelescópio Big Ear por Jerry E. Ehman em 15 de agosto de 1977, enquanto ele trabalhava pelo programa SETI em Ohio. O radiotelescópio escaneava o céu enquanto a Terra girava. O sinal era uma fonte constante de ondas de rádio, coincidência ou não, especulam muitos, pode ser exatamente o tipo de sinal que uma civilização avançada de extraterrestres enviaria, pois tal onda destaca-se das ondas de rádio vindas do espaço. O computador registrou o sinal como uma sequência de seis letras e números que durou 72 segundos. Ao lado do sinal escrito Jerry E. Ehman escreveu “Wow!”, e assim ficou conhecido o sinal.

DE ONDE PARTIRAM OS SINAIS

Foi descoberto que o sinal Wow! Era proveniente da constelação de sagitário com uma frequência de 1420.4556 MHz. A estrela mais próxima que existe naquela direção está à pelo menos 220 anos-luz de distância. Caso tenha mesmo sido uma civilização nos enviando um sinal, o mesmo levou pelo menos 200 anos para chegar até aqui, caso quiséssemos respondê-lo, o tempo seria igualmente demorado, o que não torna a comunicação viável, uma vez que, 200 anos da margem para muitos acontecimentos. Como exemplo disto, podemos citar que a civilização que enviou o sinal já pode ter se extinguido ou esquecido da mensagem.

O QUE FOI O SINAL

Até hoje não se sabe o que poderia ser o sinal Wow! E ele permanece um dos maiores mistério da humanidade e da cosmologia. Já se foi vasculhado o mesmo local de onde se foi recebida o sinal, mas não foi detectado nada. Muitos especularam que alguém poderia ter enviado a mensagem para confundir ou fazer graça, mas essa hipótese foi descartada. O observatório especulou que poderia ter sido algum sinal terrestre rebatido por um satélite, mas nenhum satélite estava na posição da detecção da onda de rádio. Tentou-se por vários anos duplicar o sinal captado pelo um radiotelescópio em Delaware, que durou apenas 72 segundos. Mas de onde exatamente o sinal teria vindo? Teria conexões com uma inteligência alienígena?

Tarde da noite, no verão de 1977, um grande radiotelescópio de Delaware, Ohio interceptou um sinal de rádio que pareceria por um breve período de tempo que ele poderia mudar o curso da história humana. O telescópio estava procurando no céu, em nome da SETI, a Busca por Inteligência Extraterrestre, e o sinal, embora tenha durado apenas setenta e dois segundos, se encaixa no perfil de uma mensagem transferidas de outro mundo. Apesar de seu potencial, vários dias se passaram até que Jerry Ehman notou os dados. Ele estava folheando as impressões geradas por computador pelo telescópio quando ele notou uma sequência de letras dentro de uma longa sequência de números baixos — uns, dois, três e quatro.

Os baixos números representam o ruído de fundo, o zumbido baixo de um sinal comum. Como o telescópio varria o céu, momentaneamente desembarcou em algo extraordinário, fazendo com que o sinal de onda e a leitura do computador mudassem os números para letras, o que representava um sinal trinta vezes maior do que o nível de ruído de fundo. Apesar de várias décadas de pesquisa, por astrônomos amadores e profissionais, o sinal “Wow!” nunca mais foi encontrado.

QUEM OS ENVIOU

Muitos programas de televisão e filmes de ficção têm centrado o assunto sobre extraterrestres. Um exemplo é a série de TV “Dr. Who”. A história segue sobre a descoberta de um sinal do espaço por um astrônomo de rádio chamado Dr. Venn. Ao analisar o sinal que foi transmitido, ele percebeu que ele é semelhante a uma antiga transmissão de televisão.

Questões foram levantadas agora em relação a quem enviou esse sinal de volta aqui na terra. Suposições foram feitas para saber se os extraterrestres ficaram irritados pela forma como eles foram retratados por pessoas em vários programas de televisão como seres assassinos. Talvez, eles só não tenham gostado dos efeitos especiais usados no show em 1960, pois eles se pareciam com latas de aço. Uma outra pergunta ainda paira sobre como os sinais foram enviados de volta à Terra depois de quase 50 anos desde que sinal foi para o espaço. Os cientistas fizeram algumas conclusões que talvez tivesse batido em objetos do espaço, o que faz com que ele retorne ao planeta Terra.

Pesquisa – Fronteiras da Dimensão

Anúncios

Obrigado por participar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s