Descobrem uma nova zona que poderia abrigar vida em Marte

.aaas.org

Dez anos após o pouso em Marte, a missão espacial Opportunity da NASA descobriu novas evidências de que existiu água que permitia vida no passado remoto do planeta.

De acordo com a pesquisa sobre a habitabilidade de Marte publicado sexta-feira na revista’ Ciência ‘, materiais argilosos foram encontrados na colina Matijevic, uma área sobre a cratera Endurance colossal (22 km de diâmetro que o Opportunity explorou desde agosto 2011).

Os dados obtidos sugerem que a área foi inundada com água com um pH quase neutro, favorável à vida microbiana. No entanto, o impacto de um objeto espacial chegou à 3700 milhões de anos, responsável pela enorme cratera que agora cobre a área, teria destruído essas “condições favoráveis” de água, tornando-se “super salgado, extremamente ácido, e impossível para vida “mesmo os organismos mais resistentes.

Aparentemente, essa área teve o necessário e essencial para os micróbios da Terra que são facilmente encontrados em cavernas e condições hidrotermais poderiam desenvolver.

Marte tinha provavelmente muitos lugares habitáveis

A sonda Curiosity tinha encontrou resíduos semelhantes aos encontrado agora na cratera Endurance, na cratera Gale, não muito longe de onde ele caiu, em agosto de 2012 materiais argilosos.

Pensa-se que o sitio que o Curiosity explorou poderia ter sido um lago cheio de água à 3600 milhões de anos.

As rochas analisadas pelo Opportunity são significativamente mais velhas do que aquelas, e, certamente, mais velho do que a própria cratera Endurance, e estão relacionadas condições teoricamente favoráveis ​​para a vida ou a química prebiótica, disse Ray Arvidson, principal autor sobre os resultados desta missão de pesquisa.

“Estas condições aquosas suaves teria estendido por um longo período de tempo, e em uma grande área” diz Arvidson. “Marte tinha provavelmente muitos lugares habitáveis”, diz o pesquisador.

Tradução Google

Fonte: Rússia Today

Via: http://issoeofim.blogspot.com.br/2014/01/descubrem-uma-nova-zona-que-poderia.html

Anúncios

Um comentário em “Descobrem uma nova zona que poderia abrigar vida em Marte

Obrigado por participar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s