Marte, Cometa Ison e Regulus: triplo encontro na madrugada

Posted by  on October 20, 2013

O Cometa Verde (ISON), o Planeta Vermelho (Marte) e a Estrela Azul (Regulus, em Leão)

Se você estiver acordado às 5 da manhã, vá para fora e olhe ao leste. Sobre o meio caminho do céu, o vermelho planeta Marte e a estrela azul Regulus (Alfa da Constelação do Leão) estão lado a lado, formando uma “estrela dupla” aparente, de brilho com primeira-magnitude no céu antes do amanhecer. 

Tradução, edição e imagens:  Thtoh3126@gmail.com

O Cometa Verde (ISON), o Planeta Vermelho (Marte) e a Estrela Azul (Regulus, em Leão)

http://spaceweather.com/

David Marshall fotografou o duo colorido na manhã do dia 16 outubro desde Christ Church, em Barbados: Olhe atentamente para a esquerda do vermelho planeta Marte. O “duo” é na verdade um trio: afinal o Comet ISON também esta lá. O “Comet ISON, Marte e Regulus são um Trio bastante fotogênico!” diz Marshall. 

Enquanto Marte e Regulus são facilmente visíveis a olho nu, o Comet ISON requer ótica. O cometa está longe, perto da órbita de Marte, e brilha como uma estrela de magnitude 11. Marshall conseguiu fotografá-lo pelo empilhamento de 44 exposições de um minuto cada de sua câmera digital Canon 7D.

O Cometa ISON, que vai voar através da atmosfera do Sol em 28 de novembro, já está voando depois de ter passado pelo planeta Marte. O cometa verde, o planeta vermelho estão apenas 1o graus distantes um do outro no céu do leste antes do amanhecer. Parks Squyres fotografou o estranho casal a partir de seu observatório privado em Saddle Brooke, desde o Arizona, em 16 de outubro:

Marte é quase tão brilhante como uma estrela de 1 ª magnitude, fácil de se encontrar, na constelação de Leão,  perto da azul estrela Regulus. O cometa verde ISON, por outro lado, é invisível a olho nu. Telescópios de quintal de médio porte são utilizados e necessários para vê-lo.

“Eu usei um telescópio Celestron de 11 polegadas”, diz Squyres. “A imagem é de uma exposição de 80 fotos de 15 segundos cada”.

O cometa é verde por causa da vaporização do seu núcleo que emite carbono diatômico, C2 (cianeto), um gás venenoso que brilha verde no quase vácuo do espaço. Marte é vermelho porque a sua superfície rochosa tem bastante elemento ferro. As duas cores fazem um conjunto celeste. Aos Astrônomos amadores, se você tiverem um telescópio GOTO, digite estas coordenadas, e que as exposições e o show comece.

Permitida a reprodução desde que respeite a formatação e mencione as fontes.

www.thoth3126.com.br

 

Anúncios

Um comentário em “Marte, Cometa Ison e Regulus: triplo encontro na madrugada

Obrigado por participar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s