UFOs são assunto recorrente nos pedidos da Lei de Acesso à Informação

Inexistência de informações é uma das alegações do governo para rejeitar pedidos sobre documentos ufológicos

Após entrar em vigor em maio de 2012, até agora já foram realizados 51400 pedidos ao Executivo Federal com base na Lei de Acesso à Informação. A taxa de retorno, ou seja os pedidos que são respondidos, chegam a 95%, de acordo com a CGU [Controladoria Geral da União].

O tempo médio de resposta tem sido de dez dias, sendo que o prazo legal de acordo com a lei é de 20 dias. Esse período é prorrogável por mais 10. Segundo a CGU, 85,3% dos pedidos foram atendidos, e 8,57% negados. Outros 6,13% não puderam ser atendidos pois não eram de alçada do órgão, ou devido a não existência da informação pedida.

Os dados revelam ainda que a maioria dos solicitantes são pessoas físicas [95,7%], entre 30 e 39 anos de idade e com curso superior em 50,97% dos casos. E 60% dos requerimentos chegam de somente quatro estados, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. Na outra extremidade, a taxa de demanda é de menos de 1% em Alagoas, Sergipe, Acre, Amapá, Roraima, tocantins e Rondônia.

Os órgãos mais acionados são a Superintendência de Seguros Privados [12,895 dos pedidos], Instituto Nacional do Seguro Social [7,49%], Banco Central [3,99%], Caixa Econômica Federal [3,64%] e Ministério da Fazenda [2,70%]. O tópico economia e finanças é o mais acessado, com 13100 pedidos, seguido por governo e política, com 5700.

A maioria das respostas negativas, 25,85%, envolve informações pessoais. Segundo a CGU, existe um número significativo de pedidos a respeito de objetos voadores não identificados, que têm sido rejeitados sob a justificativa de inexistência da informação. Alguns requerentes que tem seu pedido negado estão recorrendo a CMRI [Comissão Mista de Reavaliação de Informações], a última instância prevista pela Lei de Acesso. Já são 73 recursos ao órgão, sendo que um terço está relacionado a pedidos feitos ao Comando da Aeronáutica.

Visite o site da CGU

Confira os documentos ufológicos liberados pelo governo brasileiro, graças à campanha UFOs: Liberdade de Informação Já

Saiba mais:

Livro: UFOs: Arquivo Confidencial

DVD: UFOs: Evidências Definitivas

Fonte: Revista UFO

Anúncios

Obrigado por participar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s