Desaparecimento do Sol na sonda Stereo Ahead EUVI 195 da Nasa

Qual seria a explicação para que o Sol desapareça da lente da sonda Stereo Ahead da Nasa? A imagem abaixo foi obtida por mim direto do site da Nasa, se trata de um frame do dia 19-12-2012 às 07:25:31 e se vê claramente as estrelas ao fundo, com a data e horário, mas onde está o Sol?

 

 

O leitor poderá confirmar esta informação configurando da seguinte forma: coloque as datas 20121218 e 20121220, escolha a resolução mais adequada e selecione o modo slideshow. Use os controles localizados embaixo da imagem para controlar a velocidade de exibição.

Se o foco estivesse todo preto seria perfeitamente compreensível, a sonda teria deixado de registrar o Sol por um lapso de tempo de alguns minutos e em seguida continuado a registrar. Mas neste caso as estrelas a data e horário são visíveis na imagem.

Esta não é a primeira vez que acontece algo do tipo, o vídeo abaixo mostra exatamente o que foi exposto acima, o Sol desaparece por uns minutos da lente da Stereo Ahead, embora as estrelas continuem sendo mostradas.

 

 

Seria apenas um defeito da sonda? A luz solar demora 8 minutos para chegar à Terra, não deveríamos ter sentido a ausência de luz no planeta? Como explicar que na imagem apenas o Sol esteja ausente?

Fonte: http://caminhoalternativo.wordpress.com/2012/12/19/desaparecimento-do-sol-na-sonda-stereo-ahead-euvi-195-da-nasa/

Anúncios

Um comentário em “Desaparecimento do Sol na sonda Stereo Ahead EUVI 195 da Nasa

Obrigado por participar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s