Novos exoplanetas orbitam sóis circumbinários

Concepção artística do sistema Kepler-47

Pela primeira vez, astrônomos que buscam por planetas extrassolares anunciaram a descoberta de dois mundos orbitando um par de estrelas. O achado está sendo comparado ao mundo fictício de Tatooine, célebre na série cinematográfica Star Wars e lar do jovem Jedi Luke Skywalker.

A descoberta caracteriza-se de grande importância, já que comprova a possibilidade de sistemas solares existirem ao redor de estrelas binárias. Estas se encontram em grande número na nossa galáxia, a Via Láctea, e até pouco tempo atrás parte dos astronônomos acreditava serem poucas as possibilidades de existência de sais sistemas.

A equipe da Universidade de San Diego, liderada por Jerone Orosz, analisou dados do telescópio espacial Kepler da NASA, que já havia localizado planetas orbitando os sistemas circumbinários chamados de Kepler-16, 34, 35  e 38. O sistema descrito no estudo agora divulgado, Kepler-47, é o primeiro onde comprovadamente existem ao menos dois planetas.

O sistema Kepler-47 está a 5.000 anos-luz de distância na Constelação Cygnus. Uma de suas estrelas é similar ao Sol, ao passo que a outra tem um terço do tamanho de nossa estrela e é 175 vezes mais fraca em brilho. Quanto aos planetas, Kepler-47b tem diâmetro 3 vezes maior que o da Terra e circula o par de sóis em uma órbita que em nosso sistema seria pouco menor que a de Mercúrio. Já o mundo Kepler-47c tem 4,6 vezes o diâmetro de nosso planeta, e em nosso sistema sua órbita mais elíptica se aproximaria da de Vênus, e no ponto mais distante se estenderia além da órbita da Terra.

As estrelas centrais orbitam ao redor uma da outra em 7,5 dias, e os planetas têm órbitas que duram 49,5 dias (47b), e 303,2 dias (47c). Este último mundo, de fato, ocupa a região habitável ao redor de suas estrelas, contudo é provavemente um gigante gasoso pouco maior que Urano. O achado é interessante, como foi salientado por outro astrônomo que participou do estudo, William Welsh: “O que achei mais interessante é o potencial habitável em sistemas circumbinários. Kepler-47c não deve ser favorável a vida, mas se ele possuir grandes luas, estas sem dúvida serão muito interessantes”.

Confira um gráfico comparando o sistema solar ao de Kepler-47

Assista a um vídeo com uma simulação do novo sistema

Livro: UFOs na Rússia

DVD: A Um Passo da Revelação Final

Fonte: UFO

Anúncios

Um comentário em “Novos exoplanetas orbitam sóis circumbinários

  1. I NOW MUCH MORE PLANETS THE CIENTIFICS THE NASA ETC…ETC…DO NO,,,I NO BELIVE NOTHING NO MORE I BELIVE ONLY I SEE,EN THE MUCH GOVERNS,NASAS,CIENTIFICS,ETC ETC MUCH LIE EVERY TIME NO SPEAK NOTHING FOR PEOPLES I NOW THIS,I LIVE IN THE SUN EN THE I SEE EVERY THINKING,NOTHING LIE ME NO MORE,I GO EVERY DAY OTHERS PLANETS I CAN SEE EVERY THIKING FOR ME NOTHING IS NEW NOTICIE BECAUSE I CAN SEE EVERY THIKING I HAVE BIG EYES MY EYES MY HEART MY BODY,MY MIND MY SPIRITS CAN SEE SERIOUS LIFE I ORIGINAL COM THE SUN NOTHING NEVER UNDERSTAND THIS NEVER,CIENTIFIC DO NO NEED GO STUDY MORE,STUDY IS FOREVER IS NEVER FINISH,CIENTIFIC NEED GO STUDY MORE EN THE NO MORE HURT NOTHING….GO BACK STUDY IS GOOD!I FINISH EVERY STUDY I COMPLET!!! Date: Thu, 30 Aug 2012 15:00:42 +0000 To: planetjupiter75@hotmail.com

    Curtir

Obrigado por participar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s