160 bilhões de mundos alienígenas na Via Láctea, demonstra estudo científico


Mais planetas do que estrelas?

Uma pesquisa feita por astrônomos do Instituto de Astrofísica de Paris mostra que, em média, cada estrela da Via Láctea é orbitada por 1,6 planetas. Em outras palavras, existem cerca de 160 bilhões de exoplanetas (que ficam fora do Sistema Solar) em nossa galáxia. Este número é uma estimativa gerada por computador já que, oficialmente, conhecemos apenas cerca de 700 planetas alienígenas. Outro dado mostrado pela pesquisa é que a maioria desses astros ainda desconhecidos deve ter uma estrutura pequena e rochosa – muito parecida com a da Terra, com chances de abrigar vida. 


Segundo um dos autores da pesquisa, Arnaud Cassan, estrelas cercadas por um ou mais orbes são a regra e não a exceção. “Ou seja, quando olhar para as estrelas, imagine milhões e milhões de mundos escondidos entre elas”, concluiu Cassan. 


Mas, falando em exceções, enquanto há vários planetas orbitando a mesma estrela, recentemente foram descobertos alguns que orbitam dois sóis ao mesmo tempo. O primeiro, Kepler-16b, foi logo chamado de Tatooine em referência ao planeta desértico onde Anakin Skywalker nasceu, que é iluminado por duas estrelas (da saga Star Wars). Desde então mais dois sistemas circumbinários, como acabaram batizados esses conjuntos, foram encontrados. 
CRÉDITO: JPL CALTECH/R.HURT/SSC/NASA
Sistema Kepler 16
Ilustração do sistema Kepler-16, mostrando a estrela binária sendo orbitada por Kepler-16b
Fonte: UFO

Anúncios

Obrigado por participar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s